Clã dos Cunhas Lustosa no Piauí

Veja o que diz Jakcson Cunha Nogueira em seu livro " O Patriarca - Troncos e Galhos":

"Na formação do Clã dos Cunha Lustosa no Piauí, nós tivemos três importantes vultos que juntando-se a outros através de casamentos deram origem a novos clãs que se espalharam por outros estados e até mesmo por esse Brasil a fora, como podemos citar os Lustosas propriamente ditos e suas ramificações, e o clã dos Nogueira que partindo do primeiro José da Cunha Lustosa, estendeu-se através de sua filha Anna Lustosa da Cunha, formando inúmeros galhos.

O primeiro José da Cunha Lustosa, nasceu na Vila Lustosa termo de Lousada, Porto - Portugal, descendentes de altos dignatários portugueses pelo lado paterno de linhagem de Dom Paio, senhor da Quinta da Cunha, conforme mostra o "Brasão da Família Cunha" e pelo lado materno de nobre família francesa da linhagem de Dom Henrique VI Imperador da França. Capitão-mor da côrte portuguesa deixa Portugal em meados do século XVIII com destino ao Brasil e aqui chegando desembarca no Porto de São Vicente em Santos - São Paulo, onde se encontra com Helena Camargo de Souza com quem se casa passando a se chamar Helena Lustosa de Souza. Planejava o Capitão-mor José da Cunha Lustosa seguir no Brasil a indústria agro pastoril, atividade que sempre sonhou a ela se dedicar. Assim, logo após o casamento, resolve deixar São Paulo e embrenhar-se nos vastos sertões do Brasil a procura de campos propícios à criação de gado, Atravessa Minas Gerais e alcançando a Bahia vem parar por algum tempo na localidade Galinheiro, município de Santa Rita de Cássia onde instala a Fazenda do Lustosa e decorrido um certo espaço de tempo prossegue sua caminhada, vindo parar no Piauí na localidade Mocambo termo de Parnaguá. Adquire carta de data e sesmaria para lhe garantir legalmente a posse da terra e firma-se definitivamente nesse local, onde instala a Fazenda Mocambo. Torna-se então proprietário de imensas áreas de terras, e abastado criador de gado.

Cidadão inteligente, íntegro e trabalhador passa a exercer forte liderança na região, firmando-se como representante político não só de Parnaguá, mas em todo o Piauí. Exerceu várias funções importantes em toda a sua jurisdição gozando de grande respeito e elevada reputação que sempre lhe foram dispensados por todos.

Do casal José da Cunha Lustosa e Helena Lustosa de Souza nasceram cinco filhos sendo dois homens e três mulheres na seguinte ordem: o primeiro Alexandre Lustosa da Cunha; e o segundo José da Cunha Lustosa Filho [pai dos barões]; as mulheres foram: Anna Lustosa da Cunha, Helena Lustosa da Cunha e Joana Rosa Lustosa da Cunha, iniciando assim o clã dos Cunha Lustosa no Piauí[...] Anna se casa com o Capitão-mor da côrte portuguesa Felisberto Francisco Nogueira; a Helena se casa com outro fidalgo de nome Henrique e a Joana Rosa se casa com Saraiva, cidadão letrado de alta estirpe. Os filhos homens também buscaram mulheres da nobreza; o Alexandre se casa com Teresa Carvalho da Cunha, sua tia, estanceira rica e José da Cunha Lustosa Filho se casa com Inácia Antônia dos Reis Lustosa descendente do português André Barros Reis, preposto dos A'vila[...]"